segunda-feira, 12 de maio de 2008

Aprendizagem na sociedade do conhecimento e informação

Caros visitantes, aprender na sociedade atual requer destrezas muito diferentes da aprendizagem realizada no sec passado. As teorias de aprendizagem procuram elucidar as possíveis formas de aprender. O teórico russo Vygostky - socio-interacionista - procura contextualizar o aprendizado com a cultura, o meio social e a linguagem. Sua teoria criada em meados dos anos trinta nasceu numa sociedade onde se primava pela verdade absoluta, a disciplina, a rigidez de comportamentos e o saber compartimentalizado. Vygostky foi na sua época um grande visionário em estabelecer relações da aprendizagem com o meio social e cultural. Creio que se Vygostky vivesse nos dias de hoje acrescentaria aos seus estudos a dimensão virtual, o espaço do não lugar e a transitoriedade da informação na sociedade contemporânea. Qual a sua opinião a respeito?

2 comentários:

Anônimo disse...

Segundo Vygotsky o individuo aprende com o meio social- a interação com o meio ambiente, e na atualidade também de maneira virtual colocando a nossa disposição uma gama enorme de informações disponíveis na rede, acelerando a transmissão de informação, determinando novas formas de linguagem desta maneira, o papel do professor é fundamental na mediação propondo a intervenção na qual Vygotsky denomina como zona proximal que possibilitaria a evolução do individuo no processo de aprendizagem.
Paulo.

Anônimo disse...

Segundo Vygotsky o individuo aprende com o meio social- a interação com o meio ambiente, na atualidade também de maneira virtual colocando a nossa disposição uma gama enorme de informações disponíveis na rede (internet), acelerando a transmissão de informação e determinando novas formas de linguagem, desta maneira, o papel do professor é fundamental na mediação, propondo a intervenção na qual Vygotsky denomina como zona proximal que possibilitaria a evolução do individuo no processo de aprendizagem.
Paulo