segunda-feira, 26 de maio de 2008

Ambientes Virtuais de Aprendizagem

O desafio que se impõe hoje aos professores é reconhecer que os novos meios de comunicação e linguagens presentes na sociedade devem fazer parte da sala de aula, não como dispositivos tecnológicos que imprimem certa modernização ao ensino, mas sim conhecer a potencialidade e a contribuição que as TICs podem trazer ao ensino como recurso e apoio pedagógico às aulas presenciais e ambiente de aprendizagem no ensino a distância.

A falta de cultura do professor e da escola com os recursos tecnológicos decorrentes, em parte, da relação estabelecida entre o tecnicismo e estes, dificultou o reconhecimento da potencialidade das novas mídias e a apropriação de formas diferenciadas de comunicação.

Entendemos que a tecnologia por si só não se constitui em uma revolução metodológica, mas com a presença dos novos meios de comunicação e ambientes de aprendizagem virtuais o professor é impelido não só a conhecer um ou outro dispositivo tecnológico, mas a reconhecer que a articulação entre as várias mídias e tecnologias insere o ensino numa perspectiva inovadora e de acordo com as demandas exigidas na sociedade do conhecimento.. ( PENA & ALLEGRETTI, 2007)

Nenhum comentário: